5 Modelos de GPS afinal Qual o melhor GPS?

O momento não estar muito bom para os aparelhos GPS já que agora existem muitos smartphones com essa função é agora. A categoria amadureceu durante os últimos anos, ou seja, conseguiu reduzir preços e agregar funcionalidades aos seus equipamentos, A verdade é que smartphones de alta capacidade conseguem entregar um serviço de GPS bastante satisfatório, principalmente se você precisa achar opções de rotas dependendo do tráfego da cidade através de aplicativos como o Waze.

Por que então comprar um aparelho dedicado de GPS se existem aplicativos que fazem isto?

  1. O GPS Automotivo já possui mapas configurados em sua memória, você não precisa estar ligado na internet para ele funcionar alguns apps também possuem essa opção!
  2. Cada marca possui seus próprios algoritmos para definição de rotas, geralmente desenhados com base no uso dos usuários;
  3. Grande número de pontos de interesse pré-instalados no equipamento como ocupam muita memória, é menos comum possuir isto off-line em apps
  4. Não gasta memória ou espaço do seu smartphone um problemão duplo!
  5. Telas maiores e com layout de interface intuitivo;
  6. Equipamentos de melhor qualidade possuem um processamento de rota rápido e que geralmente supera os smartphones medianos quem já se perdeu com o celular na mão e ele não recalculava a rota sabe do que eu estou falando

Bem, se algum destes pontos te interessou, está na hora de você escolher o seu equipamento, certo? Então aparece aquela bendita dúvida:

Qual é o melhor GPS?

A verdade é que não existe UM melhor equipamento, existe aquele que se adequa às suas necessidades, então vamos passar rapidinho por cada um dos pontos que você precisa saber na hora de comprar um GPS e depois recomendar alguns modelos, ok?

Para uma analise detalhadas das Marcas, confira nosso vídeo ao lado, que entra mais fundo em questões de preço e avaliação dos consumidores!!

PONTOS BÁSICOS DE DECISÃO

TAMANHO DA TELA

O tamanho da Tela é um fator importante na escolha do dispositivo certo. Os mais procurados são aqueles com pelo menos cinco polegadas, justamente por ser a medida certa.

Existem modelos menores e que possuem as mesmas funcionalidades – ou equipamentos maiores, para aqueles que têm dificuldade em enxergar letras pequenas. Dê qualquer forma, tente se mantiver nessa linha de pensamento das cinco polegadas, ok?

MAPAS

Praticamente todos os GPS que você compra hoje irão vir com mapas pré-carregados do Brasil, enquanto alguns outros possuem mapas do Brasil e de outros países da América do Sul. Se você precisa de mapas adicionais, normalmente você pode comprá-los a partir do fabricante do dispositivo e baixá-los via PC.

Alguns fornecedores oferecem atualizações de grátis, enquanto outros cobram para manter o mapa atualizado. É bom ficar de olho em marcas que podem te trazer essa dor de cabeça posteriormente!

PONTOS DE INTERESSE

Por fim, outra característica importante de um GPS é o número de pontos de Interesse, que são basicamente hotéis, lojas e postos de gasolina que são demonstrados no equipamento. Talvez para o dia a dia de uma cidade grande esta opção não seja tão importante assim, mas é essencial para quem viaja muito pelas estradas do pa´´is.

Tráfego ao Vivo

Além de mantê-lo na rota correta e de mostrar algumas recomendações de locais – tais como restaurantes ou hotéis próximos – o GPS atualmente tem a função de mantê-lo o maior tempo possível longe do trânsito.

Infelizmente, são poucos os equipamentos que trazem esta funcionalidade, que geralmente é associada ao uso de um smartphone, já que é necessária conexão com a internet.

Um exemplo de equipamento que possui essa funcionalidade é o Tom tom 50B, que está na foto ao lado e que analisamos um pouco mais abaixo.

Chamada via Bluetooth

Muitos dispositivos são capazes de se integrar com uma interface de telefone, para que você possa acessar sua lista de contatos e fazer chamadas de mãos livres através do GPS, em vez de usar um fone de ouvido metálico no carro.

Enquanto você vai encontrar esse recurso em metade dos modelos de GPS de alta tecnologia, nem todos os dispositivos suportam todos os telefones. Se esse recurso é importante para você, consulte o site do fabricante para se certificar que seu telefone é compatível antes de se decidir em um dispositivo.

MELHORES MODELOS

Melhor Custo Benefício

Garmin Nuvi 55 TV

2gh125415h415j-gf5hj454hgj-gf54j5h4gjk5h-gf4j54h

O Nuvi 55TV é o modelo com melhor custo benefício se você está procurando um equipamento até R$ 237,49. Ele conta com uma tela de 5 polegadas, 2821 cidades em sua memória interna de 8GB e é bem avaliado pelos usuários, com nota de 4,5/5.

Ele conta com as funcionalidades básicas de comando de voz e pontos de interesse (+2 milhões). Além disso, conta também com opções de radares e opção de recebimento de sinal de TV Digital.

Apesar do ótimo custo benefício e da possibilidade de baixar mapas da américa do sul e florida, fique atento porque as atualizações dos mapas são válidas apenas por 90 dias! Depois é necessário pagar!

Para quem quer mais funcionalidades

Garmin Nüvi 2580TV

d6gh56fh6gf4h156-5dfgh4-df54h54g-fdg4d5h-df4h54g5f

O Garmin Nuvi 2580 é o GPS mais completo atualmente. Com uma tela de 5” ele não só é capaz de fazer todas as funcionalidades de um GPS comum como analisa o tráfego, faz chamadas via Bluetooth, avisa locais onde estão localizados radares e fala o nome das ruas ao indicar o caminho.

Infelizmente, todas estas funcionalidades diminuem a vida útil da bateria, único problema do equipamento.

Para quem precisa saber do tráfego!

Tomtom Go 50b

263yju6ty456iu-5hju4-t5u4hj5j-gf5h4g4-gfh45gf4h

O Tomtom 50B é um GPS de 5 polegadas que tem como seu grande diferencial a função de indicação de tráfego através do aplicativo TomTom Traffic, que deve ser utilizado em conjunto com um smartphone via Bluetooth.

O layout do software também é bastante bonito e intuitivo. O equipamento anterior, o tomtom50 tinha alguns problemas na sensibilidade da tela e no pareamento Bluetooth que foram solucionados nesta nova versão.

Ele também é capaz de programar até 10 rotas, para você sair de casa tranquila!

O único problema deste equipamento é que se você quiser adicionar informações de radar, terá de pagar. De qualquer forma, é uma boa pedida!!

Para quem que um equipamento maior!

TomTom 1600

t645yhtgfry54454gf-df4hg54fh-fdhg4g54h

Com uma tela de 6 polegadas e um layout tanto externo como do software bastante interessante, este tom tom tem um preço médio (fica entre o garmin 55TV e o GO50B e 2580TV) e conta com mais de 4000 cidades navegáveis.

Ele já acompanha funcionalidades de voz e como pode ser visto em análise do olhar digital, a marca provém um bom algoritmo de definição de rota. Uma boa pedida!

Para trilhas Off-road

Garmin eTrex20

gh6gfh6gf5h-gf4h5gf45h4-gf4h54gf54h-gf4h54gf5h-gf4h54gf

Apesar de ser um modelo com tela um pouco menor do que os equipamentos utilizados em carros, esse GPZ da Garmin possui eficiência e precisão ao determinar a sua localização e pode ser usados também para explorações a pé, de bicicleta ou mesmo de carro.

Ele possui um design bastante resistente e bateria com longa vida útil, para não te deixar na mão.

O Garmin Nuvi 2565LT, apesar de não possuir a funcionalidade de TV como o Nuvi 2580, possui diversos mapas pré instalados que permitem maior mobilidade para o usuário.

Ele conta com a tela de cinco e uma bateria mais durável do que o seu colega 2580. Escolha-o se não necessitar de TV no GPS!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *