Menu

O GPS 2019 Rollover da semana – o que você precisa saber

O Sistema de fornece informações de tempo precisas para muitos dos nossos sistemas críticos – rede elétrica, comunicações, mercados financeiros, serviços de emergência e controle industrial, para citar alguns. Também inclui a capacidade de transmitir a data e hora adequadas a um receptor, fornecendo ao receptor a semana atual e o número atual de segundos da semana. Isso permite que o receptor traduza a data e a hora em um formato mais típico – dia, mês, ano e hora do dia.

No entanto, o campo que contém o número da semana é um número binário de 10 bits. Isso limita o intervalo do número da semana para 0 – 1023 ou 1024 semanas no total.

A semana zero do GPS começou em 6 de janeiro de 1980. O contador de 1024 semanas acabou e rolou em 21 de agosto de 1999. O contador da semana foi zerado, e desde então tem sido recontado. A próxima vez que o contador atingir a semana 1023 e a rolagem para zero será em 6 de abril de 2019.

t5u4y56545u - O GPS 2019 Rollover da semana - o que você precisa saber

Party Like Its 1999? Não

Os receptores devem interpretar corretamente o número da semana como a data correta, e não 19,7 anos no passado ou no futuro. Para fazer isso, os receptores usam vários métodos para garantir que estejam fornecendo a data correta. Um método comum é usar a data do firmware como referência. Isso funciona bem se o receptor for novo ou estiver recebendo atualizações de firmware. Também é possível que o usuário modifique essa data de referência em alguns receptores.

Outra maneira é mudar essa janela 1023 com referência a algum firmware ou fabricar data no receptor. Usando esse método, o problema pode ocorrer, mas em uma data e ano diferente da data real de substituição do GPS.

Eu deveria estar preocupado?

Como esta é a segunda vez que a rolagem da semana GPS ocorrerá, muitos fabricantes de receptores se prepararam para ela, e os receptores mais novos continuarão a operar sem problemas.

Você deve se preocupar, no entanto, se qualquer um dos itens a seguir se aplicar:

O receptor está em campo há mais de 10 a 15 anos sem atualizações de firmware
O receptor é um componente essencial de um sistema de cronometragem crítico – pergunte-se – qual é o impacto para o meu sistema se o receptor de GPS parou de operar ou colocou informações incorretas de GPS ou UTC
Nesses casos, queremos verificar se um problema não ocorrerá.

No mínimo, recomendamos consultar o fabricante do receptor para confirmar se o problema foi totalmente testado e não ocorrerá. Muitos fabricantes já emitiram declarações de conformidade e esperamos que continuem a fazê-lo no próximo ano, até o evento ocorrer. Para ter certeza de que seu sistema não apresentará falhas relacionadas a esse problema, é possível testar esse evento usando um simulador GPS / GNSS . Os requisitos para o simulador são diretos:

Mínimo de 4 satélites GPS simulados
Tipo de sinal GPS L1 C / A
Possibilidade de programar data e hora personalizadas
Se você estiver usando qualquer simulador Spectracom GSG-5 ou GSG-6, poderá fazer download de um cenário para testar o evento de rolagem: ARQUIVO DE CENÁRIO

O arquivo de cenário inicia a simulação em 6 de abril de 2019 às 23:25 e é executado por duas horas. Essas configurações também podem ser configuradas no painel frontal da unidade, modificando um cenário atual, como o GPSStatic.

Como testar o rollover

Configure a potência de transmissão GSG para um nível adequado para o seu receptor (normalmente de -115 a -125dBm)
No menu Opções – Transmitir energia
Inicie o cenário de rolagem no GSG
Selecione o cenário na lista de cenários
pressione começar
Frio redefinir o receptor
Permita que o receptor consiga uma correção e informe a data e a hora corretas
Conforme observado no painel frontal do GSG
Observe o rollover de 6 de abril a 7 de abril de 2019
Verifique se o receptor ainda produz a data e a hora corretas
Frio redefinir o receptor
Mantenha a simulação em execução
Verifique se o receptor pode obter a data e a hora corretas
Isso verifica a capacidade do receptor de obter a data e a hora corretas na próxima época do GPS sem ter nenhuma informação anterior do GPS.
Isso vai acontecer de novo?

O GPS está atualmente passando por um programa de modernização para atualizar os sinais com novas estruturas de modulação e mensagem de dados. Os tipos de mensagem mais recentes (CNAV e MNAV) usam números binários de 13 bits para representar o número da semana do GPS, portanto, o problema não deve ocorrer no futuro quando mais receptores estiverem usando os sinais GPS mais recentes.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todo começo de ano nos vamos disponibilizar Download e só fica disponível um méis Cadastre-se e garanta já o seu

Entregue por FeedBurner

Saiba como baixar igo8 via torrent